Saiba tudo sobre a dieta e preparação física de Ivete Sangalo para o verão

O ano mal começou e Ivete Sangalo já está com a agenda de shows movimentada. Desde a primeira semana de 2013, a cantora está se apresentando com o show "Real Fantasia". E ainda vem o carnaval pela frente. A temporada de verão costuma ser assim, sem descanso e intensa. Para garantir pique e encarar os dias de folia que estão por vir, já que são em média 32 horas em cima do trio nos quatro dias, a baiana conta com a ajuda de uma dupla de profissionais que não dá descanso: o nutricionista Daniel Cady, que apesar de ser casado com a cantora afirma não dar moleza na hora de controlar a alimentação, e o fisioterapeuta desportivo Arivan Gomes, que tem entre seus clientes o lutador Junior Cigano. O EGO conversou com eles e descobriu os segredos da boa forma e do preparo físico da cantora.

Cardápio saudável 
A alimentação de Ivete costuma ser mais regrada neste época do ano. De acordo com Daniel Cady, os cuidados passam a ser redobrados porque a frequência de shows é maior e exige mais condicionamento físico (abaixo, confira o cardápio completo). "Com o clima mais quente e úmido, é preciso mais atenção com a voz também, e se hidratar muito ao longo do dia, sobretudo após os shows e treinos", explica ele, acrescentando que no cardápio de Ivete não faltam água mineral, água de coco e frutas frescas. "Neste período, também incluo mais raízes no programa dela, como aipim e inhame, e frutas da estação. Ivete adora siriguela, umbu, manga, pinha, pitanga, mangostão, banana da terra... O objetivo principal é fornecer mais energia, vitaminas, água e minerais".

Ivete Sangalo no Festival de Verão de Salvador, na Bahia (Foto: Felipe Souto Maior/ Ag. News)
Ivete Sangalo no Festival de Verão de Salvador,
na quarta-feira, 17: cantora esbanja boa forma

Pólen de abelha e shakes
Como a cantora intensifica as atividades físicas no período que antecede a folia, o nutricionista explica que mais calorias também são bem-vindas. "Se treina mais, come mais. Se treina menos, come menos. Mas a qualidade do alimento é mais importante que a quantidade", frisa Daniel. Entre os suplementos que Ivete está ingerindo nessa fase, ele lista o pólen de abelha, que usa diariamente, ômega 3 e, depois de alguns treinos mais puxados, um shake de proteínas. O nutricionaista explica que o cardápio que prepara para a cantora é personalizado, mas tenta variar os ítens para não enjoar. "Cada dia é uma opção diferente. E ela é bem disciplinada, planeja a alimentação de acordo com a rotina de trabalho e de treinos. Ivete não pula refeições nem substitui café da manhã, almoço e jantar por lanches. Uma coisa que ela não abre mão é de tomar uma xícara de café com leite sem açúcar pela manhã. É um hábito antigo e que não compromete o restante do cardápio".

Acarajé com equilíbrio
O nutricionista descarta medidas mais radicais. Uma guloseima de vez em quando é até permitida, mas excessos são proibidos. "Todo mundo tem um ponto fraco por um determinado alimento. Não gosto de trabalhar com extremismos e proibições. No caso de Ivete essa é uma questão ainda mais delicada, porque  ela já vive cercada de muitas restrições. A palavra-chave é bom senso, tento conscientizá-la da importância de uma alimentação balanceada e variada, e procuro ensinar como e quando proceder quando for comer algo mais calórico, como por exemplo, um acarajé (risos)".

Dieta personalizada
Para esta matéria, Daniel revelou o plano alimentar que montou para a cantora se orientar durante o período em que precisa ter cuidados extras com a alimentação e hidratação. Porém, ele explica que é apenas um modelo de cardápio e que não deve ser usado como padrão, alertando sobre o desejo das leitoras em seguir a dieta da cantora. "Cada um de nós tem uma individualidade metabólica, uma necessidade específica que irá depender da idade, do sexo, do nível de atividade física, do histórico alimentar, da herança genética. A conduta nutricional deve ser personalizada".   

Ivete Sangalo (Foto: Instagram/ Reprodução)
Ivete na malhação: 'Podemos classificá-la como
atleta', diz preparador (Foto:Instagram/Reprodução)

Praticamente uma atleta
A malhação sempre fez parte da rotina de Ivete. Mesmo durante a temporada mais corrida de viagens, a cantora não descuida. Há mais de dez anos, ela contava com a orientação de um personal trainer, mas foi depois de sofrer uma séria lesão no tornozelo esquerdo, em novembro do ano passado, que Ivete procurou o especialista em fisioterapia desportiva Arivan Gomes para acompanhá-la. "Ela precisava de uma rápida reabilitação, segura e completa, por isso me procurou. A Ivete adorou o método e quis dar contiuidade a esse tipo de treinamento funcional específico", conta o fisioterapeuta. "Ivete tem tanta exigência física e uma rotina tão puxada quanto de muitos atletas, por isso podemos classificá-la como atleta, assim como dançarinas e bailarinas têm sido incluídas nesse grupo", diz ele.

Aluna dedicada
De acordo com Arivan, depois de recuperar a lesão no tornozelo, ele passou a intensificar as atividades. "Nós investimos bastante em exercícios funcionais, no Core Training, que é o fortalecimento e estabilidade central do corpo, e em atividades desportivas variadas. Todo esse trabalho chamou atenção dela, que sempre teve uma rotina pesada de exercícios físicos intensos e de musculação. Ela percebeu que essas atividades são necessárias na rotina de todo atleta e pediu para intensificarmos", explicou o especialista, elogiando ao empenho da aluna. "A Ivete é muito dedicada, mais do que muitos atletas que conheço e trabalho".

Maratona de exercícios
De acordo com o fisioterapeuta, a cantora pratica atividades físicas quase todos os dias por no  mínimo uma hora. "Mas tem dias que ela chega a se exercitar por duas ou três horas. Fazemos  atividades ao ar livre, na grama e na areia, bicicleta ergométrica e na esteira, além de muitos exercícios funcionais, com aparelhos como cama elástica, faixas elásticas e bolas de peso. Até atividades como futebol, vôlei e corrida são incluídas no programa", diz ele, acrescentando que a cantora gosta de ver o resultado no espelho. "Ivete é muito aplicada e é muito exigente consigo mesma. Como toda mulher, se cobra esteticamente e pede que a gente faça mais e mais exercícios (risos). Mas é claro que trabalhamos na medida certa, é tudo calculado", esclarece o fisioterapeuta. Ele afirma que Ivete não costuma se preocupar com o peso e as medidas, mas fica animada com os resultados.

Cautela na semana de folia
E é na fase que antecede o carnaval, que o profissional exige mais da aluna para que ela esteja preparada para subir no trio durante os quatro dias de festa (ela se apresenta de seis a oito horas a cada dia). "Assim como numa competição esportiva, até poucos dias do evento a exigência física aumenta, com o intuito de condicioná-la cada vez mais e deixá-la melhor preparada. Mas na semana do carnaval, vamos diminuir as atividades e manter com cautela". Para não perder o ritmo de malhação durante as viagens, a cantora faz questão de contar com a presença de Arivan no seu staff. "Nas viagens mais longas, usamos a academia dos hotéis. Mas na maioria das vezes as viagens são bate e volta, então ela treina na academia dela mesmo, pela manhã ou à tarde".

 

Fonte: www.ego.globo.com

publicado por Fã Club Ivete Sangalo em CABO VERDE às 21:25 | link do post | comentar